segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Para que serve a Eng. e Gestão Industrial? (1º Post)



Bem, quero partilhar com vocês a mítica e comum questão com que me deparo constantemente: "Engenharia e Gestão Industrial? O que é isso? Para que serve?", alguns colegas meus até costumam dizer: "Serve para tudo, nós (Engenheiros) somos precisos em quase todos os tipos de empregos!". Que estranho, afinal há uma profissão que acaba por não ser uma mas sim todas ao mesmo tempo?


Dinheiro? Cargos? Status? Qual a importância de tudo isto? Na realidade, estamos perante uma crise económica alarmante e que parece não ter um fim próximo, por isso não devemos descurar a importância das notas e moedas e mais importante ainda, a do trabalho.
Parece que os jovens têm cada vez mais dificuldade em arranjar trabalho/emprego (infelizmente não parece, é mesmo) e é para isso, não só mas também, que este blog serve, para jovens estudantes que queiram informar-se mais sobre os vários cursos e, se puserem em hipótese escolherem a EGI saberem realmente de uma forma simples para que esta serve.


Pois bem, afinal ,não fugindo mais ao título do meu 2º post, o que é e para que serve este curso?


Esta engenharia tem como principal objectivo o de melhorar o desempenho das várias empresas industriais e serviços. Fornecendo para além dos conhecimentos das ciências base de engenharias (matemática, física, programação), conhecimentos que permitem aplicar os princípios científicos de engenharia e gestão aos sistemas de produção de bens e serviços, havendo sempre a integração dos vários recursos utilizados (humanos, materiais, técnicos, económicos e informacionais).
Por isso esta engenharia é tão “vasta” , pois não só se pode vir a trabalhar numa fábrica de calçado ou automóvel bem como num hospital, banco, supermercado... 

Mas afinal com que tipo de objectivos?

Pois bem, pelo menos para mim , esta carece de pessoas fortes, destemidas, inovadores e empreendedoras com uma certa inteligência e perspicácia que noutros empregos não será "tão" preciso.
Um dos principais objectivos gerais de um engenheiro industrial é projectar, organizar, “criar” e gerir um sistema de produção (pretendo também tentar desenvolver este tópico noutro post) , mas também é possível para além disto desenvolver outro tipo de tarefas relacionadas com o planeamento e controlo da produção, a ergonomia no trabalho, a segurança e higiene, a análise e gestão de projectos de engenharia, gestão de inventários, optimização, logística e até mesmo gestão da qualidade bem como tantas outras coisas(Incrível não é?).
Então nota-se que é uma área competitiva onde é necessário o cruzamento de várias áreas científicas e neste mercado tão globalizado é preciso tentar sempre ser o melhor, e na realidade, esse é o objectivo do Engenheiro Industrial: melhorar, optimizar, tentar encontrar soluções, mas não umas quaisquer, as melhores!(Uma utopia? Talvez)
 E é preciso desenvolver competências de responsabilidade, autonomia, trabalho em equipa e tantas outras tão importantes (assim me diz a experiência de aluno do curso na U.M.).
Eu (ainda) não posso falar como é trabalhar na área, mas posso tentar relatar à minha maneira como é o curso na U. do Minho. Posso começar por dizer que tenho expectativas elevadas face ao futuro, a todos os níveis, mas principalmente ao nível de desafios que sei que poderei a vir encontrar.
[Talvez seja uma loucura, mas estou num fervilhar de ideias magnetizante, quero partilhar e escrever sobre tanta coisa que parece que as ideias estão todas baralhadas (desculpem por isso). Quero ainda partilhar as minhas experiências enquanto estudante do MIEGI, as minhas aprendizagem até agora e ainda falar de assuntos que tantos podem desconhecer... 
O porquê de vir estudar na U.Minho MIEGI? O que este curso nos oferece? O PLE vale a pena? O que é o PLE? O curso é interessante e valerá a pena? Será que é um curso difícil ou não? Interessante? 
Tenho algumas coisas a dizer/escrever sobre ser estudante de EGI mas também tenho vontade em partilhar outras informações relevantes, vou tentar não baralhar as ideias  sendo sucinto e breve. ]

Conclusão: Afinal o que é ser Engenheiro e Gestor Industrial? 

É saber um pouco de tudo, é saber criar, gerir, fazer a manutenção  dos vários sistemas de produção, é saber projectar ideias e soluções, é saber optimizar e melhorar continuamente uma secção, uma empresa, um serviço. É saber trabalhar em equipa é saber economia, é saber os processos e entendê-los.
 É um desafio constante? Uma paixão? Espero que sim :-)


Nota: A definição dada pelo curso vai de encontro à definição dada por instituições como a UM e UP, contudo dei a minha opinião enquanto estudante do curso em Guimarães, por isso é normal que ao longo dos anos, mesmo antes de terminar o curso, eu possa acrescentar mais informação. É claro que estamos sempre em mudança e em aprendizagem o que vai permitir este blog ser um espaço de informação continuamente melhorada e diversificada, uma vez que eu estou nem a meio do curso, mas tudo a seu tempo. (Espero realmente não ter escrito nada assim de tão errado)


Dêem uma espreitadela: 

2 comentários:

  1. Boa Noite, Sérgio!

    Primeiramente, deixa-me felicitar-te pela iniciativa.
    De facto a informação relativa ao curso EGI é escassa, e foi com tremenda felicidade que encontrei o teu blog.
    Ironia do destino ou mera coincidência, também me chamo Sérgio e estou com muita vontade de entrar no curso que frequentas.
    Gostaria, na medida do possível, de obter mais informações especialmente vindo de alguém que ainda frequenta o curso.

    Qual a tua opinião sobre o curso, se continuas com a mesma motivação, aconselharias um potencial aluno a seguir o mesmo trajeto.
    Achas um curso complicado, quais as tuas perspetivas futuras, na admissão quais os requisitos etc.

    Certo da tua melhor consideração, apresento os meus cumprimentos.

    Sérgio Oliveira
    sergio.-oliveira@outlook.com

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns pelo blog!!! Excelente iniciativa para as pessoas ficarem a conhecer melhor o curso.

    ResponderEliminar